Brasil Game Cup – Cosplay e Games

Nesse final de semana resolvi fazer um passeio diferente de todos que já fiz e fui a uma feira de egames e cosplay. Isso mesmo, eu, que não curto muito, ou melhor, não curto eSports fui para aprender um pouco mais e entender o porque desse tipo de games estar ganhando cada vez mais adeptos.

A feira, Brasil Game Cup rolou no Centro de convenções Sul América, aqui no Rio mesmo e teve uma etapa do campeonato dos games LOL {League of Legends) e CSGO (Counter Strike), além de uma concurso de cosplay, que era algo que me interessava em conhecer mais, pois além de estilista estudei também figurino e o cosplay é alguém caracterizado de um personagem, onde a fantasia é algo importantíssimo.

Conheci alguns cosplayers, como a Thaís Yuki e a Jessie TR, que foram as juradas nesse concurso patrocinado pelo Kinoplex e alguns que concorreram no sábado, a Mariza Scheid de Elise de League of Legends, Larissa Reis, que ganhou com sua Arlequina, e Diogo Freitas interpretando o Curinga.

Foto 1 – Mariza Scheid e Larissa Reis / Foto 2 – Diego Freitas / Foto 3 – Todos os cosplayes do dia

O evento é bacana, mas mais para quem curte esses tipos de jogos e entretenimento. Tinha gente de tudo quanto é idade, desde criancinha até marmanjos. O público, de modo geral era masculino, o que não é de se espantar. Eram grupos e mais grupos de adolescentes circulando, tirando fotos e curtindo cada detalhe, com olhares atentos ao que rolava de novo.

Além disso, teve campeonato de drones, uma área de free games, aqueles do tipo que existiam em fliperamas quando eu era criança e adolescente e uma espécie de “museu de games”, onde estavam expostos aparelhos de vídeo games muito antigos, uns até mesmo dos anos 70. Foi muito bom relembrar os joguinhos de mini games, que foram febre para a garotada dos anos 80, da qual fiz parte, Nintendo, Phanton System, Atari (sim, esse marcou uma geração inteira. Meus irmãos tinham e mal me deixavam jogar pois eu era muito criança e achavam que eu iria quebra) e muitos outros que nunca tinha visto.

O que eu achei mais bacana? Bem, era ver as pessoas fantasiadas. Além dos cosplayers, a galera tinha sempre um apetrecho para se encaixar naquele ambiente. Um chapéu, uma máscara, um acessório qualquer que os fizessem sentir inseridos no evento. Até as pessoas da diversas formas de imprensa andavam com algum item decorativo. Outra coisa que achei curioso, era o fato de a maioria estar usando roupas pretas. Porque??? É algum tipo de símbolo de players? Acho que deve ser, assim como a galera da moda usa roupas mais fashion.

Os stands de venda de produtos giravam em torno do tema do evento também, claro. Eram bonequinhos cabeçudos Pop, que particularmente acho mega fofo, fantasias, camisetas, canecas, games e livros. A lojinha da Saraiva era bem bacana. Muitos livros desse universo. Livros que nunca vi nas lojas tradicionais da marca. A maior parte dos temas dos livros eram filmes, séries, quadrinhos e games. E vou dizer, a galera consome mesmo cultura deste tipo e achei isso ótimo, pois a leitura é super importante independente do seu gosto cultural.

Bem, resultado desse dia foi o de ver que gostando ou não de jogos eletrônicos, o importante é se divertir e eu fiz isso. Relembrei meus tempos de adolescente quando jogava vídeo games e adorava Mario Bros e jogar pinball em fliperamas.

E, deixe aqui seu comentário se já teve uma experiência como essa.

Beijoss,

Karine Dali

 

 

 

5 thoughts on “Brasil Game Cup – Cosplay e Games

  1. As feiras de Animes e Games são excelentes. Ia bastante nas de São Paulo e depois por motivos externos (morei no Acre por um bom tempo) não pude mais ir. É um ambiente para todos os gostos, de nerds a curiosos, mas onde prevalece a animação, o respeito e amizade. A parte de Games não curto muito, mas ela mexe com a imaginação de pessoas de todas as idades, e os games comprovadamente estimulam em muito a criatividade e resposta sensorial das pessoas. Muito boa a matéria, pode se preparar para cobrir mais eventos de Cosplay. hehe Abraços!

    1. Oi, Felipe!!

      Obrigada e continue me acompanhando que sempre terei novidades. E se tiver algum evento que você queira saber mais, deixa aqui nos comentários que se for possível irei e conto tudo aqui depois.
      Bjss

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *