“A Costura e Eu” – Uma Singer para chamar de minha

Quando eu era criança, tinha um comercial de tv que tinha como slogan “o primeiro sutiã a gente nunca esquece” e lembrei muito disso o dia em que a minha primeira máquina de costura chegou há alguns dias atrás e, a sensação foi a mesma da menina do comercial de tv. Era eu e minha primeira Singer. Abrir a caixa foi uma enorme expectativa e a primeira coisa que pensei foi: “agora tenho uma Singer para chamar de minha”!

 

Na verdade a máquina de costura foi comprada em parceria com minha mãe, porque não tinha como comprar uma só minha no momento (mas essa parte a gente releva…rsrsrs).

Bem, a expectativa de abrir a caixa foi enorme mas meu sobrinho Micael, de 12 anos, tava tão ou mais ansioso que eu e eu mal consegui ver a máquina por completo logo de cara. Ele morou na Suécia por 3 anos (dos 8 aos 11 anos) e na escola dele todos os meninos e meninas tinham aulas de costura e marcenaria. Ele, quando viu a máquina, ficou todo animado por lembrar da que ele usava na escola gringa e queria já testar, mas eu não deixei, disse q eu teria que estrear, claro!

Minha primeira impressão foi pensar como a máquina é linda!! Toda branquinha com detalhes em lilás e também mais leve do que a antiga Singer da minha mãe, que vocês já devem ter visto foto no primeiro post dessa minha saga.

O modelo que escolhi, “Singer Simple 3232”, tem muitos recursos, alguns eu nem sei como usar, mas aprendo com o tempo. Optei por esse modelo pois achei bem completinha. Vários pontos decorativos e flexíveis (31 para ser exata), casa de botão em 1 passo (me falaram que isso é primordial porque em 4 passos, só chorando…), passador de linha na agulha (já testei e ainda não consegui, mas continuarei tentando), além de braço livre e estrutura de metal.

Além disso vem com os seguintes acessórios:

  • abridor de casa de botão
  • 4 bobinas
  • chave de fenda
  • agulhas
  • prendedor de carretel
  • prendedor de retrós
  • sapatilhas para: casa de botão, pregar botão, pregar zíper e uso geral
  • placa isoladora dos dentes para bordados livres e pregar botões
  • guia de costura

Eu já inaugurei a máquina e logo de cara testei alguns dos pontos decorativos para saber como são e sentir como a máquina funciona.

Resumindo, a máquina é leve, portátil, linda e cheia de recursos que qualquer costureira iniciante e até mesmo as mais avançadas gostaria de ter disponível. Além disso, achei que ela faz pouco barulho quando em funcionamento, o que é ótimo, pois deixa o ato da costura bem mais agradável.

Esses meus primeiros dias de costura me tem sido muito agradáveis, quase uma terapia. E posso dar uma dica? Quando sentar para costurar, coloque uma boa música, pegue uma xícara de café (ou se preferir, um bom vinho também vale como recomendou minha amiga Miriam!) e esqueça da vida. É só você e seus projetos. Um match perfeito!

 

Beijoss e até a próxima,

Karine Dali

13 thoughts on ““A Costura e Eu” – Uma Singer para chamar de minha

    1. Olá, Maraisa!! Feliz ano novo!!

      Mil desculpas não não te responder antes, mas só hoje (acredite!!) vi sua mensagem que estava na caixa de spam.

      Fico muito feliz que tenha curtido o conteúdo e adoro receber mensagens. Eu to no aprendizado constante na costura, pois como não é algo que faço diariamente, a melhora fica mais lenta, mas sempre é uma delícia sentar na máquina e ver que a melhora acontece e aparece, nem que seja aos pouquinhos.

      E, sinta-se bem vinda para dar dicas para a gente e compartilhar com suas amigas.

      Beijoss,
      Karine Dali

  1. Olá! Acabo de comprar uma máquina igualzinha a sua. Estou encantada com ela também, mas, como você, não consegui de cara usar o passador de linha na agulha automático. Simplesmente não entra na agulha a linha! Você conseguiu depois? Por favor, se tiver conseguido, me ensina como. Obrigada!

    1. Olá, Esther!!
      Essa ma´quina Singer é realmente maravilhosa e melhor ainda, silenciosa…rsrs.
      Sobre o passador de linha na agulha, desisti de tentar, Me dava tanto trabalho que percebi que ou eu estava fazendo errado ou o negócio é realmente complicado. Cheguei até a ver alguns tutoriais no Youtube mas que não me ajudaram em nada. Passei a “praticar” a mão e o olhar e com o tempo consegui colocar a linha na agulha com mais facilidade.
      Bjoo

    1. Olá, Caroline!! Feliz ano novo!!

      Sobre a máquina, gosto muito dela. Acho leve, fácil de usar e com recursos que para mim, que não sou costureira profissional, são o suficiente. E ainda tem a marca Singer, que eu super confio.

      Você já comprou a sua, o que está achando?

      Beijoss

  2. Li o teu posto e me identifiquei…Não sei nadinha de costura, mas tenho sonho de aprender.Comprei uma simples 3232 e quando chegou a sensação foi indescritível! Agora bora aprender! Estou achando complicado ajustar o comprimento e largura dos pontos kkkk

    1. Olá, Eliane!! Feliz ano novo!!

      Então, também tenho dificuldades com algumas coisas relacionadas à costura ainda. Não costuro diariamente, apenas quando preciso e isso não me dá tanta agilidade no aprendizado como eu gostaria, mas aos poucos vou aprendendo mais e pegando o jeito. E te garanto que o medo e pavor que eu tinha da costura, sumiu.

      Sobre pontos, quando fico na dúvida, pego um retalho de tecido e vou testando as combinações de pontos até chegar em um que eu ache que está ok. Nem sempre acerto, mas vou testando assim e tentando melhorar. Outra coisa que ainda tenho dificuldade mas tento, é a colocação de zíper, mas é a mesma questão, só praticando para a gente ir melhorando.

      Beijoss,
      Karine Dali

  3. Olá,
    Muito interessante seu blog parabéns pelo trabalho, eu gostaria de saber como está a máquina, ela ainda funciona bem ? Já deu algum problema e você teve que consertar ? Você poderia fazer um vídeo no YouTube sobre ela pois é uma máquina interessante mas infelizmente não achei quase nada sobre na Internet, fiquei interessado em comprar uma, e gostaria de saber sua opinião sobre ela, obrigado.

    1. Olá. Natan!!
      Antes de mais nada, feliz ano novo!
      Bem, eu ainda não tive problemas com a máquina, mas confesso que às vezes me enrolo…rsrsrs
      A máquina, na minha opinião, é muito boa, fácil de usar, leve para transportar e de uma marca que confio muito.
      Realmente quase não tem vídeos sobre ela no Yputube (também procurei antes de comprar).
      Vou tentar fazer um vídeo sim, peço apenas um tempinho pois vou pensar uma maneira de fazer que realmente eu consiga mostrar as funcionalidades da melhor forma, na visão de alguém com pouc prática assim como eu mas que possa ajudar outras pessoas.
      Aproveita e segue a gente no canal para ficar por dentro das novidades. E mjuito obrigada pela dica.
      Bjss,
      Karine Dali

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *