Sabonete Artesanal x Sabonete Industrializado

Que um banho cheiroso e uma pele bem limpinha, hidratada e perfumada é tudo de bom ninguém duvida, não é mesmo? Mas, podemos conseguir tudo isso usando sabonetes, hidratantes, dentre outros produtos. Mas, hoje vamos falar de uma categoria de produtos que gosto muito: sabonetes.

Vocês sabem a diferença entre sabonetes industrializados e sabonetes artesanais? Bem, são muitas e vou contar um pouco para vocês.

 

Sabonetes Industrializados

O próprio nome já diz, são industrializados e com isso passam por diversos processos desse tipo de fabricação, desde matéria-prima usada até seu armazenamento.

Bem, praticamento todos os sabonetes existentes são feitos com base de glicerina, mas nenhum deles usam a glicerina em sua totalidade, ou seja, os sabonetes industrializados usam cerca de 20 a 40% (40% em raros os casos) de glicerina e o restante de sua base leva aditivos químicos e detergentes. Mas, você deve estar se perguntando, e daí? E daí, que por conta dessa enorme quantidade de aditivos químicos na composição dos sabonetes, a pele resseca, o que nos leva a precisar e muito de hidratantes para a pele. Tá, ok, mas qual o problema de se usar cremes hidratantes? Nenhum, mas por tanto que ele seja um adicional para o cuidado com a pele e não apenas por ser quase uma obrigação.

As industrias usando uma menor quantidade de glicerina em seus produtos faz com que o preço dos sabonetes chegue ao mercado de forma mais barata e que dói menos no bolso das pessoas. Mas, a meu ver, isso não é uma vantagem já que o produto não é bom para o uso diário. Limpar eles limpas mas também ressecam. Uma forma fácil de se ver isso é quando usamos um sabonete (independente da marca) e deixamos ele na saboneteira após uso.  Você pode ver que o mesmo além de estar seco (que é o esperado!) está ressecado e com rachaduras. É esse efeito que ele deixa na sua pele, digamos assim.

Sabonetes Artesanais

Ah, esses são os meus preferidos!!

Os sabonetes artesanais em geral são feitos com 100% de glicerina em sua base. Bem, assim esperamos. Se o artesão for realmente honesto… E, por serem feitos dessa forma, o custo é mais alto do que aqueles que encontramos nas farmácias.

Bem, a base desses produtos sendo em sua totalidade de glicerina, faz com que a pele não resseque e ainda mais, além de não ressecar, limpam e hidratam. Quer benefício melhor?

Além disso eles repõem a água que a nossa pele vai perdendo ao longo do dia.

A variedade desses sabonetes está crescendo a cada dia mais no mercado. Muitos artesãos, como eu, estudam a cada dia mais seus benefícios, criam sabonetes ainda mais lindos e diferentes e colocam em sua composição outros tipos de mat-erias-primas que agregam valor ao produtos e fazem ainda melhor pela nossa pele e alma, digamos assim.

Eu mesma sou uma artesão de sabonetes artesanais e comecei esse trabalho por conta de alergia que passei a ter de sabonetes industrializados de uma determinada marca nacional super conhecida, que eu adoro e que é até considerada marca chique e de preços mais elevados. Hoje em dia sou apaixonada por essa arte da saboaria não só por seus benefícios mas também por que me permite criar, lidar com aromas e sensações e ainda fazer o bonho dos meus clientes um pouco melhor.

E, se você quiser conhecer um pouco mais sobre meus produtos (Sapone – Sabonetes Artesanais), acesse nossa loja aqui no blog (link abaixo)que tem vários produtos: sabonetes em barra (que eu chamo de tijolinho), líquido e em breve os difusores de varetas para ambientes.

https://pitacodelas.com/categoria-produto/sapone/

E, você tem alguma pergunta e curiosidade, deixa aqui nos comentários que terei o maior prazer em responder. E se já é nossa cliente, deixa sua opinião.

Beijoss,

Karine Dali

One thought on “Sabonete Artesanal x Sabonete Industrializado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *